O SAI, Sistema de Avaliação Institucional, criado pelo Centro Paula Souza, avalia todas as Etecs e Fatecs, anualmente. Por meio de mecanismos que coletam informações entre a comunidade acadêmica, pais de alunos e egressos, o SAI avalia os processos de funcionamento das escolas, seus resultados e impactos na realidade social onde a instituição se insere.
Obedecendo as tendências que o mercado de trabalho exige e procurando adequar-se constantemente, o Centro Paula Souza, através de sua Assessoria de Avaliação Institucional, iniciou a implantação, em 1997, do seu Sistema de Avaliação Institucional (SAI). Seguindo os mais rigorosos critérios estatísticos, e embasado em uma metodologia dinâmica o SAI foi validado em 1998 e implantado em 1999 em todas Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza. Anualmente todas as escolas técnicas e faculdades de tecnologia são avaliadas para medir o seu nível de aprimoramento. Em 2001 a pesquisa passou a ser censitária, com atuação de alunos monitores. A Assessoria de Avaliação Institucional conta com a participação do Grupo de Trabalho, que é formado por representantes das unidades, que se reúne periodicamente para adequar o SAI.
O SAI – Sistema de Avaliação Institucional baseia-se em dois pressupostos para avaliar o ensino que a Instituição oferece:
1 – Atendimento das aspirações e satisfação, de alunos e comunidade, geradas pelas necessidades de dEtecrminado momento. Elas indicam a eficiência da Instituição. São apuradas pelos questionários específicos para alunos, professores, funcionários, pais e diretores de escola.
2 – Resultados do desempenho escolar expressos pela produtividade, relação candidato/vaga, número de profissionais formados e empregabilidade de egressos dentre outros indicadores.
Participam da pesquisa:
Etec – Alunos, professores, funcionários, pais, diretores e representantes das comunidades escolares.
Fatec – Alunos, professores, funcionários e diretores.