Biblioteca ativa 2016

BIBLIOTECA ATIVA ETEC

1. O PROJETO

Este projeto tem o propósito de incentivar a utilização do espaço da Biblioteca (Sala de Leitura) como ambiente propício à leitura e estudos para toda a comunidade escolar, cativando­-os, de forma natural, através da dinamização do seu ambiente e implantação de atividades culturais.

2. OBJETIVO

Transformar a Biblioteca (Sala de Leitura) em um ambiente agradável e cativante, com recursos para o atendimento da comunidade escolar, com atividades culturais e principalmente incentivar a leitura para o enriquecimento da aprendizagem.

3. ATIVIDADES REALIZADAS ENTRE JULHO E NOVEMBRO DE 2016

O projeto “Biblioteca Ativa”, desenvolveu várias atividades. Entre elas, estão:

a- Organização e adequação do espaço físico para tornar um ambiente lúdico e agradável, para atendimento ao usuário;

b- Concurso de contos sobre Folclore;

c- Exposição temática do autor Jorge Amado;

d- Indicações de materiais bibliográficos com orientação à pesquisa;

e- Filme;

f- Releitura de clássicos literários através de desenhos;

g- Concurso de poesia, contos e crônicas;

h- Manhã de contos de terror do autor Edgar Allan Poe para a classe vencedora da gincana de Halloween – 1º ensino médio B.

Abaixo, segue fotos com breves explicações das atividades realizadas pelos professores Ana Lúcia Parente do Nascimento e Luciana Denise Leite:

3.1 Organização e adequação do espaço físico para tornar um ambiente lúdico e agradável, para atendimento ao usuário

3.2 Concurso de contos sobre Folclore

O concurso teve por objetivo mostrar a criatividade do alunado, que descreveu os contos relatados por seus pais ou avós, dando vida a sabedoria popular.

3.3 Exposição temática do autor Jorge Amado

A exposição temática contribui para o conhecimento, curiosidade e inspiração do aluno e visa incentivar a leitura.

3.4 Indicações de materiais bibliográficos com orientação à pesquisa

Como a pesquisa deve fazer parte do cotidiano do aluno, a biblioteca incentiva o mesmo a visitá-la, oferecendo ferramentas necessárias para a execução da tarefa, tais como internet, jornais, revistas, livros didáticos, etc.

3.5 Filme

Filmes fazem parte do cotidiano dos alunos. É um meio de trabalho diversificado, indo ao encontro de uma metodologia que enriquece as aulas, ou seja, mais um recurso facilitador à proposta pedagógica da escola, proposta pelo Projeto Biblioteca Ativa.

3.6 Releitura de clássicos literários através de desenhos

A releitura através de desenhos criados pelos alunos teve como objetivo mostrar a criatividade dos mesmos, incentivando-os a expressar-se artisticamente no espaço escolar, por meio de uma competição saudável.

3.7 Concurso de poesia, contos e crônicas

 O concurso de poesia, contos e crônicas tem por objetivo incentivar o uso da imaginação, contribuindo no desenvolvimento e formação da personalidade do jovem, ajudando-o a ver a realidade de uma forma diferente.

3.8 Manhã de contos de terror do autor Edgar Allan Poe para a classe vencedora da gincana de Halloween – 1º ensino médio B.

Aproveitando as comemorações do Dia das Bruxas – Halloween, a Biblioteca Ativa organizou uma manhã de contos horripilantes para a classe que ganhou a gincana. Os alunos se deliciaram com a manhã de terror e com guloseimas de Halloween.